Recentes
Carregando...

Institucional



    O Colégio Estadual Paes de Carvalho é uma instituição pública de respeito nacional. Na república tomou nome de "Paes de Carvalho", substituído por "Ginásio Paraense" depois da revolução de 1930, para mais tarde se transformar em Colégio Estadual, em cumprimento à lei federal que transformou os ginásios em colégios. Fundado pelo então presidente da província do Pará: Bernardo de Sousa Franco no dia 28 de julho de 1841, com denominação de Liceu Paraense.


Bernardo de Souza Franco, fundador do Colégio. Foto: commons.wikimedia.org.


    É a instituição pública de ensino mais antiga em funcionamento do Estado do Pará. Com 170 anos, formou os principais nomes da história da capital e do estado do Pará. O colégio também mantém sua estrutura antiga que o caracteriza bastante como: certa rigidez na regras, o tradicional uniforme e a escadaria, homens e mulheres usam escadas separadas, apesar de estudarem mistamente.


Lateral do Colégio. Foto: www.flickr.com/photos/macapuna


    Quanto ao uniforme, meninos e meninas usam meias e camisa brancas. Esta é sempre por dentro da calça e da saia, que obrigatoriamente devem ter no mínimo 37 centímetros.


Alunos adentrando o colégio. Foto: http://www.skyscrapercity.com


    Pelos bancos escolares e/ou pelas "cátedras" do CEPC, passaram grandes figuras do cenário político, acadêmico, profissional e empresarial do Brasil, tais como: Ministros de Estado, Senadores da República, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos, governadores, bom como reitores, professores, profissionais e empresários bem-sucedidos.

    O colégio também se destaca por suas atividades esportivas e culturais. Uma delas é a sua Banda Marcial, que detém inúmeros títulos nacionais e é muito esperada no desfile do "Dia da Raça" (desfile cívico que acontece todo dia 5 de setembro em Belém).


Alunos durante o desfile tradicional. Foto: www.fotolog.com




   Fonte: Wikipédia (Adaptado).


Direção: Maria do Socorro Costa e Silva
Endereço: Praça da Bandeira - Campina, Belém - PA
Telefone: (91) 3223-2952
Colégio Estadual Paes de Carvalho. Design de Kelly Costa.
Praça Saldanha Marinho, 10, Campina ,Belém - Pará | Telefone: (91) 3223-2952
redacaocepc@gmail.com