Guia ENEM: perguntas sobre o exame e dicas de como estudar




Mais um ano se passou e Janeiro começa revelando os vencedores e os que infelizmente não conseguiram acompanhar esta corrida que é o vestibular. Fevereiro é tempo de recuperar o tempo perdido e para muitos, pela primeira vez é tempo de correr atrás do conteúdo exigido pelo ENEM.

Após conseguir aprovação em 3 vezes, me senti no dever de ajudar e auxiliar os que estão lutando pela sua vaga nesse ano de 2016. É por isso que postarei dicas de estudo, resumos e este guia, contendo tudo o que um novato no processo de estudo para vestibular necessita. Siga as dicas:


O que é o ENEM?

O ENEM é um exame aplicado em  um final de semana (sábado e domingo), geralmente em Outubro. Ele é o exame que garante entrada para as principais universidades de todo país, incluindo a UFPA, UEPA e UFRA.


Como funciona?

O ENEM funciona da seguinte forma: duas provas objetivas (provas que possuem alternativas para marcar) e uma subjetiva. Será aplicada, no primeiro dia o caderno com questões de Ciências Humanas (Geografia, História, Sociologia e Filosofia) e Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física). No segundo dia, o caderno de questões com Linguagens e suas Tecnologias (Português, Interpretação de Texto, Língua Estrangeira, Literatura e Artes) e Matemática e suas Tecnologias, além é claro, da prova de Redação. No primeiro dia, você terá o tempo de 4h30m e no segundo dia, uma hora a mais, 5h30m. Cada caderno de questões possui 90 questões, ou seja, 45 para cada área do conhecimento. No total serão distribuídos ao longo da sala cadernos de 4 cores diferentes (a única coisa que muda de um caderno para o outro é a ordem de questões), então você deve escrever no boletim de respostas a frase estampada na capa do caderno e preencher a cor do caderno. 

Não basta só estudar, estratégia é necessário

É claro que estudar é necessário, mas montar uma estratégia para o exame é fundamental. Tenha em mente que para cada questão você possui cerca de 3 minutos para resolver. Algumas são fáceis, demandarão menos tempo, e outra mais difíceis. Tente resolver as mais fáceis primeiro, que geralmente são aquelas com o texto menor. Após resolvê-las, tente as difíceis e você verá a economia de tempo que obteve.

Como estudar para o ENEM?

Seja novato ou não, é recomendado resolver as provas anteriores, para você ter uma noção de como funciona e quais questões insistem em aparecer, ano a ano. Crie um horário de estudos diários, lembrando de sempre estudar com mais frequência as disciplinas que você tem dificuldade. Atente também, para a questão de sempre estar atualizado, assistindo e lendo jornais, pois o ENEM coloca muitas questões envolvendo a atualidade e o tema da redação também segue esta linha. Por isso, sempre pegue temas atuais e também de provas passadas e tente desenvolver duas redações por semana.

Alguns eventos para se ir

Recomendo e muito ir em Feiras Vocacionais, para você que é indeciso ou simplesmente deseja conhecer mais sobre seu curso (afinal, estudar arduamente e ser aprovado para no fim não gostar do curso não é nada legal né?) além de ir a eventos como aulões, que sempre são oferecidos ao longo do ano.

Como funciona o cálculo de notas?

Este é um processo complicado e que pode levar muitos estudantes, tudo isso por que o ENEM não quer que você seja bom e uma só área de conhecimento, ele deseja que você seja exemplar em todas. Ir bem na prova de Ciências Humanas e ir mal na de Ciências da Natureza por exemplo, vai fazer a nota da prova de Humanas não ser tão alta quanto deveria. Outra coisa a ser levada em conta, é que as questões fáceis valem mais que as difíceis. Se você acertar uma difícil e errar uma fácil, os pontos irão baixar, pois será entendido que você chutou a questão difícil. Por isso, dê sempre preferência para as questões fáceis e médias. Uma boa nota em redação pode dar uma grande ajuda para subir sua nota. Por isso, capriche bastante em sua redação, argumente sobre tema e se possível apresente dados relacionados (jamais pense em copiar os dados oferecidos no texto de apoio).

Língua Estrangeira

Em relação a Língua Estrangeira, vale lembrar que ela possui 5 questões em sua prova de Linguagens e suas Tecnologias (por isso, vamos garantir essas 5 questões?). Elas são basicamente sobre interpretação de texto, então para ajudar no seu inglês/espanhol, procure assistir filmes com o aúdio na opção de Língua Estrangeira que você irá realizar. Uma dica, é ler os quadrinhos de Mafalda, que podem aparecer na prova de Espanhol ou mesmo na de Português). A escolha de qual língua estrangeira você vai fazer é feita no ato de inscrição do ENEM e lembrada no seu Boletim de Respostas no dia da prova. Vale lembrar, que o uso de dicionário não é permitido, por isso, trabalhe bem seu vocabulário!

Espero ter contribuído para um melhor conhecimento sobre a prova e aguarde, pois ao longo do ano terão mais dicas!
Colégio Estadual Paes de Carvalho. Design de Kelly Costa.
Praça Saldanha Marinho, 10, Campina ,Belém - Pará | Telefone: (91) 3223-2952
redacaocepc@gmail.com